terça-feira, 13 de setembro de 2011

Relatório de Artes

No dia 05/08/2011, os alunos da turma 8812 do curso de Química, foram visitar o museu Palacete de Artes Rodin, antiga casa da família do Comendador Bernardo Martins Catharino, localizado no bairro da Graça em Salvador. Acompanhados pela professora de artes visuais do Instituto Federal da Bahia, Diana Valverde, o objetivo principal da visita era a observação das 62 obras belíssimas desse grande artista francês esculpidas em gesso. Estas fazem parte da exposição “A Porta do Inferno” do Museu Rodin Paris, que foram cedidas no ano de 2007, a serem devolvidas após quatro anos.
        François-Auguste-René, nasceu em 1840 na França. Ele começou a modelar suas primeiras esculturas aos 14 anos usando massa de pão, ao lado de sua mãe, mal sabendo que seria considerado um dos maiores artistas já conhecidos no mundo. Criou obras como “O Minotauro”, “O Despertar”, “Eva”, e uma das mais conhecidas: “O Pensador”. 
A peça “o Beijo”, inicialmente chamada “Francesca da Rimmi”, foi a que mais me interessou e chamou atenção. Representada pelo casal Paolo e Francesa, retrata desejo, amor e uma paixão proibida, porém muito forte. Os lábios de ambos os amantes não se tocam, e se encontram sentados sobre um livro: a Bíblia. Observando, é possível refletir de diversas formas cada detalhe esculpido pelo artista e seus significados, não somente nesta peça, mas em todas.

Rebeca Santos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário