quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Antigo Relógio, Incerto e Fenomenal


 Ao passear pelo Convento São Francisco, localizado no Largo do Cruzeiro de São Francisco Pelourinho, observando aos detalhes daquela arquitetura fenomenal, deparo-me com um objeto simples, mas de uma beleza encantadora. Feito de madeira, com números em algarismo romano, trazia consigo uma frase escrita que me chamou atenção: " qualque vulnerat ultima necat". Aquele relógio despertou em mim um apreço, um carinho.
 Os dois dias em que passei naquele lugar o observava, tentando compreender o que significava aquelas palavras, o porque daquelas palavras num relógio. Ao chegar do passeio, com ajuda de uma amiga, descobro então o sentido daquela frase que me deixou tão curiosa. As palavras são escritas em latim, na qual tem como significado: " Todas ferem, a última mata ". Procurando mais sobre essa tradução, encontro em um blog, que se tratava de uma inscrição filosófica muito utilizados em mostradores de relógios. O sentido dessa frase é : " Cada hora fere a nossa vida até que a derradeira a roube ", ou seja, viva a sua vida, pois os momentos felizes são incertos, mas a morte não. 

                                   A arquitetura, a beleza e as palavras daquele simples relógio me toca até hoje, como o vento ao tocar minha pele.

                                                                                                                            Tatiana da Silva