terça-feira, 9 de agosto de 2011

Isso é cultura!

       


Tudo começou a 500 anos atrás, quando os europeus chegaram ao Brasil, intencionados a descobrir e explorar, e assim fizeram. Extraíram sem piedade grande parte dos nossos recursos, exploraram nossos índios. Enfim, colonizaram nosso país.
No ano de 1549, Salvador foi declarada capital do Brasil, recebendo grande quantidade de escravos e povos de diversas nações proporcionando ao longo de todos esses anos, uma mistura étnica fantástica e grande aumento da população.
Porém, hoje em dia outros europeus e estrangeiros de todas as partes do mundo, chegam à nossa cidade, mas com outra finalidade: o turismo.
Atraídos pela beleza dos pontos turísticos como o Elevador Lacerda, que possui grande importância ao transportar pessoas da Cidade Alta para a Cidade Baixa e vice-versa. O Mercado Modelo que foi o local onde os escravos eram jogados ao mar e mortos. Os Fortes, principalmente São Marcelo, que serviam de proteção estratégica para a baía de Todos os Santos, e o Pelourinho, onde os negros “escreveram sua história”. Mas que aos olhos dos próprios baianos a cidade precisa ser mais bem cuidada.
Resolvi fotografar essa parte da cidade porque já passei por lá diversas vezes e sempre tive a mesma visão, vi a mesma cena. Mas nunca parei para pensar como era aquele local na época da colonização e a sua importância na história e na cultura dos nossos estado e país.
Em minha opinião a beleza de Salvador não só encanta os soteropolitanos, mas a todos que aqui chegam. Apenas precisa ser mais valorizada e cuidada. E isso é papel de todos nós.
Por: Rebeca Santos     (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário