terça-feira, 16 de agosto de 2011

RESUMO - Arte é LUXO ou NECESSIDADE?





FICHER, Ernest. Rio de Janeiro, Zahar, 1876. MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias, Picosque Gisa, Guerra, M. Terezinha Telles Guerra. São Paulo, FTD, 1998. ARTE É LUXO OU NECESSIDADE?
    
   A arte é e sempre foi a maior expressão das origens históricas de um povo. Através de obras dos mais variados grandes mestres, de diferentes tempos, podemos conhecer a evolução de um povo, como seus costumes, política, religiões e cultura. Tais obras são um legado para as gerações que estão por vir. 
   Muitas pessoas lêem, ouvem músicas, assistem a filmes e vão ao teatro. Há quem diga que querem escapar de suas vidas insatisfatórias para uma existência melhor, rica e sem riscos.
   O ser humano almeja ser mais que ele mesmo, buscando sua totalidade. Não bastando ser um indivíduo separado, quer ter sua plenitude que busca alcançar, mas se torna um desejo difícil de realizar, já que a própria individualidade e suas limitações lhe fraudam. Mas a arte está para isso, como meio indispensável para a união do indivíduo com o todo, é uma solução indispensável.
   A arte está em tudo, sempre fez parte integrante da civilização, presente até quando não se fazia uso da linguagem textual. E não é apenas por meio de palavras que se dá a comunicação entre as pessoas do mundo, sua arte revela sua personalidade: suas poesias, teatro, cinema, música, etc.
   Mas para que possamos compreender, interpretar e dar sentido a ela, é necessário nos alfabetizar nas linguagens da arte. Para podermos, através dela, entender o mundo, o nosso eu interior.

         
Por Ebert Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário