terça-feira, 16 de agosto de 2011

Relatório da visita ao Palacete das Artes Rodin Bahia:


No dia 10 de Agosto de 2011, uma quarta-feira, juntamente a professora Diana Valverde, visitamos um museu onde tinha como exposição obras de Rodin, artista contemporâneo e um dos maiores da Bellé Epoque. A exposição se encontra no “Palacete das Artes”, que antes era uma casa de uma família nobre de Salvador, a família Catarino, no bairro da Graça. Essa é a única exposição de Rodin da América Latina, sendo ela lançada aqui no ano de 2009. As esculturas lá expostas fazem parte de uma obra chamada “A Porta do Inferno”, escultura essa que possui aproximadamente 6 metros de Altura e pesa 800 kg, constituída por mais de 180 esculturas, só há uma versão da obra inteira, a Original, que se encontra no Mussé Rodin, em Paris - França.

A visita ao museu foi bem interessante, da casa as esculturas mostradas, tudo muito bonito. Tivemos como guia Heitor, que nos explicou a significação de cada escultura, quem vê é muito belo, porém cada uma tinha um significado específico. A época que Rodin vivenciou foi uma época de mudanças, tanto sociais como artísticas, não obras de Rodin podemos analisar esse tipo de mudança tendo como exemplo a idéia de movimento do corpo, o que na época das esculturas de estilo Greco-romana, não se tinha. Também é possível perceber, que Rodin trabalhava muito entorno da anatomia, os detalhes das mãos, dos pés, as curvas corporais, etc.

Logo após a exposição de Rodin, fomos há um anexo na parte externa do museu, onde se encontra uma exposição de telas do artista Guel Silveira, exposição que se trata das “Verdades do Inconsciente”.  Essas telas apresentam obras abstratas e muito interessantes que tem como objetivo nos fazer pensar sobre o nosso inconsciente. 

Gabrielle Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário