sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lâmpadas - A Química Da Luz


Durante a noite precisamos de luz, existe a luz natural, a Lua, mas e dentro de casa, por exemplo? Foi por muito tempo utilizado o fogo para fazer essa função de iluminar a escuridão da noite, mas com a modernidade e a química, o fogo foi sucedido pelas lâmpadas.

Para nós vermos a grandeza desse pequeno objeto, na época anterior da sua criação, no século XIX, mais de vinte cientistas procuravam um meio de construir fontes de luz à base de energia elétrica.

Uma ação, como ligar uma lâmpada é muito comum ao nosso cotidiano, mas nunca paramos e pensamos como a lâmpada realmente funciona. Vários fatores irão implicar para que ocorra esse fenômeno, isto é, para que aja a luz.

No ligar de uma lâmpada incandescente a corrente elétrica passa por ela através de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham fixados  dentro de uma coluna de vidro. Entre as duas extremidades dos fios de cobre estende-se outro fio muito fino chamado de filamento de tungstênio, quando a corrente passa por esse filamento, torna-o incandescente, produzindo luz.

Quando temos o real conhecimento do que acontece de fato, pensamos como um simples ato de acionar um interruptor pode demandar tantas ações? Isso só pode ser explicado como, mesmo não sendo uma coisa grandiosa, é de fato um dos “milagres da química moderna”.

Gabrielle Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário