segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Essa imagem está continuamente à vista de uma pessoa que buscou aprofundar-se nas técnicas laboratoriais de química, aí está um funil de decantação, material que separa líquidos imiscíveis por densidade, sobre o suporte universal.
E dentro dessa vidraria há um sistema com duas fases, a aquosa e a orgânica na qual a primeira possui água destilada e iodo e a segunda é composta por clorofórmio, apesar de que o iodo é pouco solúvel em água, porém dissolve-se facilmente em substâncias orgânicas, como o  clorofórmio.
Enfim, esta imagem foi escolhida por revelar algo interessante, a aparente inutilidade das substâncias que na realidade pode oferta benefícios e malefícios a depender do contexto de utilização da mesma.
O clorofórmio (CHCl3), por exemplo, é utilizado como um anestésico exterior eficiente, mas é muito tóxico se ingerido ou seus vapores aspirados, pode ser fatal se Inalado e causa irritação à pele, olhos e trato respiratório. Afeta o sistema nervoso central, rins, sistema cardiovascular e fígado, pode causar câncer dependendo do nível e duração de exposição.
O Iodo (I) por sua vez é aplicado na tintura de iodo que tem propriedades anti-sépticas. É empregada como desinfetante da pele ou para a limpeza de ferimentos, O iodeto de potássio, KI, é adicionado ao sal comum, NaCl, para prevenir o surgimento do bócio endêmico, e mesmo com todos esses benefícios é necessário ser cuidadoso quando se maneja o iodo, pois em contato direto com a pele pode causar lesões e  vapor de iodo é muito irritante para os olhos.
O que pretendo deixar claro é que a química e os elementos químicos não são coisas que só ofertam malefícios a sociedade, na verdade isso dependera de como ela é utilizada, se forem manejados com responsabilidade e eficácia os elementos com certeza serão úteis ainda que pareçam ser tão vãos e com certeza a química tem uma grande importância no desenvolvimento da sociedade e é digno de nota que a química está presente em todas as artes, pois ela está nas ligações que formam as cores secundárias, terciárias etc., assim como ela está presente nos objetos que é de fundamental importância para o desenvolvimento da arte na sociedade contemporânea.

Jemima Ribeiro da Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário