quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Relatório da aula de campo

RELATÓRIO:

            No dia 10 de Agosto de 2011, eu, juntamente com o restante da turma 8812 e com a professora Diana, visitei um museu denominado Palacete das Artes, inaugurado em 2007, onde, desde o dia 21 de Outubro de 2009, está realizando a exposição das obras esplêndidas do grandioso Auguste Rodin, francês criador de esculturas famosíssimas.

            Chegando lá, foi nos apresentado o guia, muito simpático, que nos explicaria obra por obra para que entendêssemos melhor cada uma delas. A primeira vista por nós foi “O Beijo”, uma das esculturas que deu fama a Rodin e que representa Paolo e Francesca; a segunda foi “Cristo e Madalena”, a qual apresenta o último momento de Cristo de uma forma um pouco diferente: no lugar da cruz, há uma rocha e, debruçada sobre ele, está Madalena desesperada, despida e tentando amenizar a sua dor. Depois, muitas outras esculturas foram nos mostradas, tais como “O Pensador”, talvez a mais conhecida pelas pessoas, “Eva”, “Adolescente Desesperado”, “Homem que Anda”, “Meditação”, “A Defesa do País”, “Minotauro” e “A Porta do Inferno”.

            O museu fechará as portas para a exposição impreterivelmente em 21 de Outubro de 2012, 3 anos após o início desta. Logo após o término, as obras retornarão para Paris, seu lugar de origem. O Palacete foi 100% reformado para receber as lindíssimas estruturas feitas em gesso por Rodin e é aberto para todos os públicos gratuitamente. A pintura de cada ambiente é extremamente bem feita e bem detalhada, bastante compatível com as obras.

            Algo importante a ser ressaltado: a casa onde hoje funciona o museu pertencia à família Catharino, mais precisamente ao Comendador Bernardo Martins Catharino, português que veio pro Brasil aos 13 anos de idade e aqui conheceu a sua amada esposa. Com ela teve 14 filhos e construiu uma casa gigantesca, com 11 quartos e até elevador, alegando que “não quero que minha esposa se canse subindo escadas”.

            Após sairmos do Palacete Comendador Catharino, fomos ao anexo. Lá o guia nos apresentou telas muito bonitas feitas por Guel, as quais contemplm a arte contemporânea: pinturas ocultas ou até distorcidas com uma beleza um tanto diferente e inigualável.

             Trabalho realizado por: Catarina Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário